Arquivo do blog

Vicio ou Cultura?



O assunto agora é jogo eletronico, ou aclamados vídeo games!
Você conhece um meio de entretenimento mais aberto ao publico?
Existem hoje milhões de gamers no mundo.Não importando a plataforma,o genêro de jogo,a capacidade mental,a idade e todos dados únicos de cada um.
Atualmente são feitas varias pesquisas internacionais para saber cada vez mais sobre este publico tão interessante que são os jogadores de vídeo game.
Só que entre todo esse mundo que parece tão emocionante há vários tabus a serem quebrados.
No jornal a folha de são Paulo a jornalista Renata Cafardo faz uma pequena observação na matéria "Criança que joga vídeo game tem inteligência superior".
a observação dela claro não podia estar mais ligada a reportagem,ela diz o seguinte:

"
Identificadas e motivadas pelos desafios dos jogos, crianças e adolescentes acabam desenvolvendo o pensamento lógico..."

Depois lendo o resto do corpo da reportagem você chega rapidamente ao ponto principal dessa linha de pensamento que se a tecnologia pode ajudar na educação.
Claro muitas pesquisas revelam que sim mas o que poucos sabem é que no mundo entre esses milhares de gamers existem os que estão com algum tipo de fissura pisicologica por jogos eletronicos "viciados' talvez.
Talvez em números possam assustar mas a ideia que fica é será que realmente são os games que fazem isso não é o stres do mundo globalizado?
Mas em todo caso acho desnecessário acabar com a industria de jogos eletronicos impondo limites sim acabar por que apartir da hora que você impõe limites a algo que vende muitos produtos por ano você acaba fazendo ele ficar dentro de uma redoma de "não venda" ;D
Para acabar com todos os problemas não é necessário fazer parar ou até mesmo diminuir o ritmo por que nesse caso dos games o maior problema é impor um limite. Até que ponto você não é um viciado? e se depois disso passar a ser? A linha é complicada. O que é considerado normal deixar de fazer para jogar uma partida de videogame? E quantas vezes? Cada caso é um caso.
Assim como tem aquelas pessoas que trocam vícios por outros. Uma deixa de beber, e passar a fumar. Será que não seria melhor, por exemplo, trocar um vício como alcoolismo, por videogame ao invés do fumo? Apesar de vício ser prejudicial independente do que seja, não há graus de periculosidade? Um não faz mais mal que o outro?
E realmente os games estão se tornando mais atraente aos adultos, já que é muito difícil uma criança ficar viciada a ponto de ser prejudicial, já que ela tem a supervisão dos pais e ela se apega facilmente a outras coisas. Já o adulto e o jovem são mais fáceis de se viciarem e não se tocarem que estão se prejudicando. O vício quando mais velho, mais difícil é de largar!
Em resumo o que não podemos fazer é acabar com algo para mudar um sistema de cultura, se você cresce impondo limites ao longo de sua vida você verá que eles apenas o ajudaram e essa é a verdadeira maneira de se "controlar".

By:Dog

12 comentários:

Anônimo disse...

Queridos amigos avassaladores...
Voces podem não acreditar, mas é a mais pura e cristalina verdade. Tenho um sobrinho, com 18 anos... ele não tem caderno de escola, não tem caneta, nem mochila... mas joga games o dia inteiro... fica coma TV ligada ao lado e com fones de ouvido conversando com seus amigos jogadores ( de quase todo mundo)... e adivinhe! passou muito bem colocado para engenharia da computação na UFRJ!
depois dessa.. fico calada e não reclamo nunca mais

15 de abril de 2009 às 13:09
Helene Eichel disse...

Muito legal!
Até gosto de V.G., mas sem vício!
:*

15 de abril de 2009 às 14:34
Helene Eichel disse...

Muito legal!
Até gosto de V.G., mas sem vício!
:*

15 de abril de 2009 às 14:35
triice mayumi disse...

Na minha opnião, as crianças pararam de brincar de faz-de-conta para jogar joguinhos, não que o vicio para isso seja ruim, mas não incentiva a criatividade, apesar de ser um bom divertimento.


http://justusandme.blogspot.com/

15 de abril de 2009 às 14:39
Sóda Games disse...

Eu sempre fui viciado com jogos eletrônicos, passo as madrugadas jogando.
E isso hoje em dia é tão normal, jovens de 14 anos ficarem até amanhecer jogando na internet.
Claro que o jogo despertou interesses em mim na área da computação e isso foi um ponto muito positivo para mim.

Parabéns pelo blog, está de parabéns.

Otimização de recursos e serviços.
http://menosbits.blogspot.com/
O jeito inteligente de se usar a internet.

15 de abril de 2009 às 14:41
Mr. disse...

Dos video games, eu passei pros computadores e depois para a Engenharia.

E viva o Master System rsrsrs

http://cabaretdevenus.blogspot.com/

15 de abril de 2009 às 14:48
Inez disse...

Há até um exagero de jogos eletrônicos, inclusive jogos violentos, por outro lado quem joga bastante desenvolve a capacidade de raciocínio.

15 de abril de 2009 às 14:49
Amanda Guimarães disse...

Concordo plenamente com vc Dog...O universo de gamers é bastante amplo e alguns jogos ajudam sim no desenvolvimento de uma criança...O grande problema são os jogos de matança, em que alguns jovens se inspiram neles...Mas vai adiantar proibir a venda deste?! Logicamente que não, como se diz tudo que é proibido é melhor! O jeito é a familia impor limites, é melhor ser viciado em jogos do que em droga!

bjs

Sempre que puder da uma passadinha no meu blog
agradeço desde já
http://amandavitoria-turista.blogspot.com/

15 de abril de 2009 às 20:01
Flávio disse...

eu adoro game é muito louco!!!
lembro até hoje o dia que ganhei meu atary....

abraço!!!

15 de abril de 2009 às 21:20
Unknown disse...

Oi, tudo bem?

Vim lhe convidar para conhecer o meu blog

www.likeamake.com

Tenho certeza que você gosta um pouquinho q seja de Maquiagem.

Beijos

Marilene

15 de abril de 2009 às 21:38
Anônimo disse...

o blog está show!
beijos

17 de abril de 2009 às 05:06
Cáh Del Santos disse...

pow nada sugestivo um doguinho jogando ps néh cara!
kkkkkkkk
Dog você me mata XP

17 de abril de 2009 às 14:08

Postar um comentário

Olá muito obrigada por comentar!

-As postagens foram feitas com total liberdade de cada autor por favor não fale do blog em geral se dirija ao autor da postagem somente.

-Não ultilize palavras bruscas e agressivas com os autores e admins pois isso é crime previsto na lei.

A equipe agradece ;D

PageRank

Widget By: Cáh