Arquivo do blog

Zagor

Nascimento do personagem

O primeiro número de Zagor saiu há mais de 40 anos, em 15/06/1961, na Itália. Seus pais são o roteirista Guido Nolitta ( pseudônimo de Sergio Bonelli ) e o desenhista Gallieno Ferri. Ambos criaram, em 1975, outra série de sucesso: Mister No.

Guido Nolitta, criador do personagem

Gallieno Ferri, idealizador gráfico

Quem é? O nome Zagor é uma abreviação de Za-gor-te-nay, ou seja, "O espírito da machadinha". Ao perder seus pais passou a dedicar sua vida à defesa da paz e da ordem na imaginária floresta de Darkwood, situada na parte oriental dos Estados Unidos. Zagor possui extraordinários reflexos e dotes atléticos e é extremamente hábil no uso de sua machadinha. Os seus feitos, além da impressão causada por suas vestes e por seu grito de guerra (um característico "AAHHYAAKK!") o fazem ser considerado pelos índios como uma espécie de semi-deus enviado por Manitú. O ambiente das histórias é o velho oeste, mas Nolitta inseriu alguns elementos fantásticos, assombrações, ficção científica, e coisas do gênero. O verdadeiro nome de Zagor é Patrick Wilding (conforme os leitores italianos puderam constatar ao ler o Zagor Speciale n.7 (A Lenda de Wandering Fitzy), Zagor n.5 pela Mythos Editora).

Quem são seus amigos? Seu inseparável parceiro é o pequeno, gorducho, faminto e simpaticíssimo mexicano Don Chico Felipe Cayetano Lopez y Martinez y Gonzales, conhecido por todos apenas como Chico. Além dele há Tonka, sakem dos Mohawk e seu irmão de sangue. E ainda o feiticeiro de óculos "Muitos Olhos", o detetive Bat Batterton, o violeiro-pistoleiro Guitar Jim e muitos outros.

Quem são seus inimigos? Centenas e centenas de foras-da-lei, mais ou menos perigosos, que Zagor entregou à Justiça. Talvez o mais perigoso de seus adversários seja o genial cientista louco Hellingen, cujos planos de conquistar o mundo foram várias vezes obstruídos por Zagor. Entre os demais estão o vampiro Rakosi, o druida Kandrax, a sua "nêmesis" SuperMike e o espírito do mal Wendigo.

Na itália: São publicadas atualmente 5 edições: Zagor Gigante ( série normal ), Almanaque do Zagor (publicação anual), Zagor Especial (anual), Maxi-Zagor (anual) e Chico (anual). A edição TuttoZagor (reedição) foi cancelada em 1998 no número 235.

No Brasil: A Editora Vecchi publicou Zagor pela primeira vez no Brasil, em agosto de 1978, até o número 55 ( julho/1983). A partir de janeiro de 1985 Zagor foi editado novamente pela Rio Gráfica Editora, que mudou sua denominação para Editora Globo, e continuou a publicar a revista até o número 38 (fev/1988) e lança o especial "Satko - A Saga de um Guerreiro" (junho/1988). A revista Zagor voltou às bancas novamente em agosto de 1989 por meio da Editora Record, que publicou o maior número de edições, são 64 edições normais, 7 Zagor Extra, 7 Zagor especial e 2 Zagor anual. A Record publicou seu último número em set/1994. E para a felicidade dos leitores Zagor retornou com a Editora Mythos em junho de 1999, mas apenas em 3 edições mensais e uma edição encadernada dos 2 últimos números. Em junho/2001 a Mythos continuou a série publicando zagor n.4 para comemorar os 40 anos do personagem, mantendo a publicação até o momento. Quem é Zagor? O nome Zagor é uma abreviação de Za-Gor-Te-Nay, ou seja, "O Espírito da Machadinha".

Em tempo:
Texto baseado em artigo da www.ubcfumetti.com (escrito por Paolo Ottolina e traduzido por Julio Schneider). Adaptação: Nilson P. Farinha e José Ricardo do Socorro Lima.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá muito obrigada por comentar!

-As postagens foram feitas com total liberdade de cada autor por favor não fale do blog em geral se dirija ao autor da postagem somente.

-Não ultilize palavras bruscas e agressivas com os autores e admins pois isso é crime previsto na lei.

A equipe agradece ;D

PageRank

Widget By: Cáh