Arquivo do blog

Martin Mystèr


Martin Mystère nasceu da mente de Alfredo Castelli, roteirista de outras obras da Bonelli, como Zagor e Mister No, que lança o arqueólogo Martin Mystère em 1982. A série é uma verdadeira aposta, visto que pela primeira vez é abandonado o filão da aventura clássica, abrindo-se os quadrinhos populares a uma sugestão culta. De fato, cada número é rico em notícias e curiosidades históricas, geográficas, antropológicas, sociológicas: nas HQ de Bonelli entra a cultura, entendida na sua mais ampla acepção. Por tais características, a série conquistou um fiel e atencioso público.

Quem é? Martin Mystère é um verdadeiro "tudólogo": laureado em antropologia, fez diversas especializações (arqueologia, história da arte, cibernética). É também profundo conhecedor da chamada "cultura de folhetim" e adora deixar seus interlocutores espantados com sua onisciência. Porém, está longe de ser um pedante ou vaidoso acadêmico: cheio de humor e auto-ironia, gosta de brincar com os próprios defeitos e leva na esportiva quando cai em alguma pegadinha.

Por um certo período viveu em um monastério tibetano, onde aprendeu diversos segredos esotéricos e ganhou o místico "terceiro olho". Seus estudos e pesquisas seguem por caminhos costumeiramente esnobados e ridicularizados pela ciência oficial.

Quem são seus amigos? Mystère tem um assistente, Java, que conta alguns milhões de anos de idade: Java é um verdadeiro Homem de Neandertal, que chegou na América trazido por Martin da "Cidade das Sombras Diáfanas", escondida num inalcançável vale do Himalaya. Martin, durante uma dramática aventura, conquistou a estima e o afeto do neandertaliano que, uma vez chegado à moderna civilização, soube adaptar-se sem excessivos problemas.

Java é mudo e se expressa em Amerslam, a língua dos gestos utilizada pelos surdo-mudos; inteligente e perspicaz, possui extraordinária força física e instinto animal, que em mais de uma ocasião foram de grande ajuda em situações desesperadoras. Outro personagem fixo da série é a eterna noiva de Mystère, a loira e bela assistente social Diana Lombard: obstinada e cheia de bom senso, Diana compartilha freqüentemente as aventuras de Martin e está sempre à espera do dia em que conseguirá colocar a aliança no dedo de seu (refratário) companheiro

.

Quem são seus inimigos? A "nêmesis" de Mystère é o ex-amigo e ex-colega Sergej Orloff, que aos olhos de todos é um respeitado e estimado homem de negócios, mas Martin conhece sua avidez e falta de escrúpulos. Ambos se encontraram e desencontraram por diversas vezes, e Martin viu-se muito próximo de ser morto por Orloff. Porém, em uma recente aventura parece ter-se regenerado, podendo voltar a trilhar o caminho do "bem".

Todavia, o mais perigoso inimigo de Mystère não tem um rosto: é a secreta, potentíssima e sobretudo invencível organização dos "Homens de Negro", uma espécie de seita que há milênios se ocupa de preservar a sociedade de qualquer descoberta contrária ao "senso comum" e às convenções já consolidadas. Assim como, por exemplo, oculta sistematicamente todas as provas da existência de alienígenas e de civilizações desaparecidas, como Atlântida e Mu.

A fonte deste texto é do site italiano da ubcfumetti, escrito por Paolo Ottolina e traduzido por Julio Schneider, compliado por Nilson Pires Farinha, Jundiaí, SP, Brasil.


0 comentários:

Postar um comentário

Olá muito obrigada por comentar!

-As postagens foram feitas com total liberdade de cada autor por favor não fale do blog em geral se dirija ao autor da postagem somente.

-Não ultilize palavras bruscas e agressivas com os autores e admins pois isso é crime previsto na lei.

A equipe agradece ;D

PageRank

Widget By: Cáh